top of page

DISCOVER OUR HISTORY

Em meados dos anos 90, Deus falou com o Pastor Nivaldo Andrade, de diversas maneiras, sobre sua ida aos Estados Unidos.  Uma delas, foi por visão, quando Deus o fez voar por cima da cidade de Bridgeport e região. Em outra ocasião, o Senhor lhe disse que ele iria para um lugar diferente, porém o idioma seria o mesmo. Ele sequer imaginava que iria pastorear uma grande comunidade de língua portuguesa em um País estrangeiro. Na época, com total apoio da liderança das Assembleias de Deus Ministério Belém de Americana - São Paulo, na pessoa do saudoso Pastor Antônio Munhoz, o Pastor Nivaldo Andrade aceitou o desafio e preparou os documentos para iniciar a obra. Foi quando no dia 21 de Maio de 1998, a família Andrade desembarcou no aeroporto JFK, em Nova York. 

 

Antes de dar seguimento a história, vamos voltar ao ano 1988.

 

No final de 1988, a irmã Antônia Scavacini junto com seu esposo e dois filhos mudaram de Americana-SP à Bridgeport-CT. Vale lembrar que os desafios de um imigrante naquele tempo eram gigantescos. Os recursos tecnológicos eram escassos, como se estivéssemos tratando de outro mundo. De início, a comunicação era apenas por carta, e depois, por telefone ocasionalmente. O mais interessante de tudo é que a irmã Antônia tinha aceitado à Cristo como salvador um pouco antes da sua mudança aos EUA. 

 

O desafio era: como manter a fé numa região que não tinha igrejas em seu próprio idioma? Sem falar das inúmeras barreiras culturais. Com isso, de 1988 a 1998, ela orava para que Deus enviasse uma Igreja Assembleia de Deus. Nesse período, a querida irmã Antônia ganhava almas para o Senhor fazendo cultos em seu lar, semanalmente, e o nome do Senhor era glorificado. Simultâneo a isso, o Senhor falava com o Pastor Nivaldo sobre a sua missão em Bridgeport. 

 

Em maio de 1998, a irmã Antônia recebeu em seu lar a família Andrade. Ela foi o canal de Deus para o estabelecimento da igreja, agora não mais no lar, mas oficialmente uma Igreja Assembleia de Deus se formava. A desbravadora irmã Antônia ficou conosco por pouco tempo. Em junho de 2002, o Senhor a levou para Si. Contudo, ela viu o seu sonho realizado, pois a Igreja estava estabelecida na cidade.

 

Um milagre 

No mês de outubro de 1998, o pastor Nivaldo precisou retornar ao Brasil por questões pessoais. Após ficar apenas alguns dias no Brasil, tentou retornar aos EUA, mas foi barrado pela imigração do aeroporto. O questionamento dos agentes era: “Como você tem igreja registrada nos EUA com visto de turista (B-1, B-2)”? Com isso, ele foi deportado dos EUA e voltou no mesmo dia à São Paulo. As perguntas vinham de todo lado: “Como vocês dizem que foram chamados por Deus e agora o pastor foi deportado”? “Quem é deportado está proibido de entrar nos EUA por pelo menos dez anos, e agora?” 

 

Mas, Deus em sua soberania, já sabia que o seu servo precisaria de documentos a mais. Foi quando ele tentou o Visto religioso, em São Paulo, e foi aprovado. Quem conhece esse mundo imigratório sabe o quanto isso é difícil. Em poucos dias, o pastor Nivaldo já estava de volta aos EUA, não mais com o Visto de turista, mas com o Visto religioso, além de todos os documentos necessários para trabalhar e avançar na obra do Senhor.

 

Gratidão

A formação da Igreja contou com alguém indispensável, que foi o Pastor Antônio Munhoz, da cidade de Americana-SP. Pastor presidente do ministério do Belém naquela cidade, ligado à (Confradesp - CGADB). Foi ele quem enviou o Pastor Nivaldo Andrade. Regularmente ele visitava nossa Igreja e promovia Escolas Bíblicas de Obreiros e consequentemente consagrações. Podemos dizer que o Pastor Munhoz foi o nosso “Paizão”, sempre nos honrando e aconselhando. Um dos pedidos do Pastor Munhoz era: “Mantenha a placa do Belém na frente da Igreja, além de ser a nossa origem, também tem um belo significado, ‘a Casa do Pão’”. Durante todo esse tempo temos sido fiéis às palavras do nosso Pastor, mantivemos a nossa Palavra e nossa Igreja tem sido a Casa do Pão desta cidade! No dia 18 de julho de 2017, Deus levou à eternidade o pastor Munhoz .

 

Pastor Nivaldo Andrade

O pastor Nivaldo Andrade junto com a missionária Shirley Andrade, sua esposa, prestaram grande serviço ao reino de Deus. Iniciaram o trabalho em maio de 1998 e continuaram na liderança por 24 anos. Em todo tempo, Deus os prosperou. Seria difícil mencionar a quantidade de pessoas que já passaram por aqui devido a rotatividade da região. Muitos migram para trabalhar e depois voltam ao seu País de origem. Com isso, temos ao redor do mundo inúmeros membros do coração que aceitaram à Cristo em nossa igreja, além de muitos que já partiram para o Senhor. 

 

Nesse período, a igreja enfrentou diversos desafios como os ataques terroristas de 11 de Setembro; a recessão de 2008; a pandemia; os desafios imigratórios. Além disso, o pastor Nivaldo ainda sepultou seu filho, Matheus de Andrade, um jovem de apenas 21 anos, vítima de câncer. Os desafios de uma igreja de imigrantes são enormes, mas em todo tempo o Senhor nos deu vitória. Só nos resta gratidão por esse período de liderança do amado Pastor Nivaldo. A igreja avançou nos últimos anos, não somente em Bridgeport-CT, mas também em Hartford-CT, Mineola-NY e Santo Domingo-Paraguai. 

 

A Igreja Assembleia de Deus em Bridgeport sempre prezou pela formação de obreiros. Grandes obreiros foram gerados aqui, alguns, hoje, são pastores em outras regiões. Dentre os obreiros formados em nossa Igreja está o Pastor Bruno Andrade, que assumiu o trabalho das mãos do Pastor Nivaldo no mês de julho de 2022. Hoje, sob a liderança do Pastor Bruno Andrade, a Igreja segue avançando. Muitos perguntam: quais são os planos para o futuro da igreja, a resposta do Pastor Bruno está em 1 Coríntios 3:6-8: “Paulo plantou, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho.” 

 

Não somos a maior igreja brasileira dos EUA e nem pretendemos ser. Ficamos longe dos números, pois neles habitam a soberba. O nosso objetivo é ser efetivos no Reino de Deus. 

Timeline

IMG_8323.JPG

WHAT WE BELIEVE IN

1. Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Deuteronômio 6:4; Mateus 28:19; Marcos 12:29

2. Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para vida e o caráter cristão.

II Timóteo 3:14-17

3. No nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus.

Isaías 7:14; Romanos 8:34; Atos 1:9

4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que o pode restaurar a Deus.

Romanos 3:23; Atos 3:19

5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos céus.

Jó 3:3-8

6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.

Atos 10:43; Romanos 3:24-26 e 10:13; Hebreus 5:9 e 7:25

7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo

Mateus 28:19; Romanos 6:1-6; Colossenses 2:12

8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo.

Hebreus 9:14; I Pedro 1:15

9. No batismo bíblico com o Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade

Atos - 1:5; 2:4; 10:44-46 e 19:1-7

10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme sua soberana vontade

I Coríntios 12:1-12

11. Na segunda vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da grande tribulação; Segunda - visível e corporal, com sua Igreja, para reinar sobre o mundo durante mil anos.

I Tessalonicenses 4:16,17; I Coríntios 15:51-54; Apocalipse 20:4; Zacarias 14:5; Judas 14

12. Que todos os cristãos comparecerão ante ao Tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra.

II Coríntios 5:10

13. No juízo vindouro que justificará os fiéis e condenará os infiéis.

Apocalipse 20:11-15

14. E na vida eterna de gozo e de felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis.

Mateus 25:46

bottom of page